Beatlemania Experience
- Por: Isabela Alves
- 21 de set. de 2016
- 4 min de leitura

Quem são você já sabe: John Lennon, George Harrison, Paul Mc Cartney e Ringo Star. Os rapazes de Liverpool na Inglaterra formaram os Beatles em 1956 e atingiram o sucesso mundial na década de 60.
Com 23 discos lançados, os Beatles venderam em torno de 600 milhões de discos mundialmente, se tornando um recordista. Você pode não ser fã, nem conhecer a história, porém já ouviu falar deles, suas músicas revolucionárias e sem saber, foi influenciado pela melhor banda de todos os tempos.

Os Beatles conquistaram o mundo, transformando a música e os jovens para sempre. Eles se tornaram tão famosos que em uma entrevista de 1966, Lennon disse que a banda era mais popular do que Jesus Cristo, o que causou muita polêmica pois a frase foi má interpretada e distorcida pela imprensa sensacionalista da época.
A impressionante exposição "Beatlemania Experience" está no shopping Eldorado para contar essa e mais histórias. A partir de fotos, instrumentos, roupas, discos, painéis interativos e reproduções fiéis dos lugares importantes na carreira do quarteto, o público irá viajar no tempo e se emocionar.
O Culturistando entrevistou Carla Cipullo, produtora e líder de projeto, para saber mais sobre esse evento inédito. Confira abaixo:
- Quando se iniciou o projeto Beatlemania Experience? Os idealizadores desse projeto é uma empresa que se chama "Let It Be". São quatro sócios que começaram esse projeto há dois anos atrás. Eles idealizaram o projeto como um todo. Não queriam que fosse uma exposição como outra qualquer, queriam que fosse uma recriação e imersão dentro do cenário.

- Porque a exposição levou esse nome? A questão aqui é explorar a Beatlemania, que foi um movimento criado porque os Beatles foram a primeira banda a ter fãs de verdade. Eles tiveram o pioneirismo em várias coisas em relação a música, a partir deles vieram as primeiras groups do mundo que eram as Apple Scruffs por exemplo.
- Quantos materiais a Beatlemania Experience contém no acervo e como eles foram adquiridos? Deve ter em torno de mil peças no máximo. Procuramos os momentos da banda que iríamos reproduzir, quais eram as coisas marcantes. Então fomos atrás do G Acervo que tivessem esse tipo de material e de colecionadores. Os principais vieram do Rio de Janeiro e São Paulo. As pessoas que tem esse acervo, não são pessoas milionárias que compraram coisas absurdas. São fãs que gostam tanto que precisavam ter esses objetos e foi pessoas assim que fomos atrás, os beatlemaníacos.

- O que faz dos Beatles uma banda atemporal? Eu acho que os Beatles foram pioneiros em praticamente todos os movimentos musicais que teve: Ser uma boy band, se vestir diferente do que as bandas daquela época, cortar o cabelo diferente, ser o primeiro show de estádio do mundo, ser a primeira banda que fez o primeiro tour mundial... São tão pioneiros que eles produzem nas pessoas uma sensação que não se vê mais hoje em dia. Beatles é praticamente uma unanimidade. Você pode preferir Rolling Stones, mas você não vai dizer que os Beatles são ruins ou que não tiveram importância.
- O que o Beatles representou para os jovens da época? Eu acho que eles começaram com alguns movimentos importantes de dizer coisas que os jovens gostariam de dizer, o que pensavam, o que passavam, de uma forma diferente. Era uma boy band que falava de amor, guerra, direitos e assim eles transformaram um pouco a realidade das pessoas.

- Os fãs irão passar por uma viagem no "túnel do tempo" que contará a história da banda. Onde serão esses lugares? Basicamente é uma ordem cronológica de acordo com o que aconteceu na carreira deles. Começa retratando a época que eles se conheceram no pós guerra. O público vai para o Quatermain, um lugar muito importante, pois foi onde o John conheceu Paul e foi o primeiro lugar onde os Beatles tocaram juntos.
Em seguida vem a Matvey Street, onde tem o Cavern Club (existe até hoje!) que foi o local onde eles tocaram muitas vezes. Logo, a banda pega o trem que chamamos de A Hard Day's Night para chegar no mundo. É uma reprodução de quando eles saíram de Liverpool, para de fato ir para Londres, para os Estados Unidos e de lá para o mundo.
Depois painéis interativos mostram o tour mundial, assim vamos para o EMI Studios que depois se tornou Abbey Road Studios que foi onde eles gravaram sua época mais psicodélica. Vamos ao submarino amarelo e depois somos direcionados para o Rooftop, que foi um show de 30 minutos que os Beatles fizeram no teto da gravadora na época que a banda já tinha terminado.
Há a representação da foto da travessia para que o público tire sua fotografia. Uma curiosidade é que o conjunto já havia acabado, mas eles só se reuniram para tirar aquele retrato, que é uma de suas fotos mais conhecidas. Depois vemos a carreira solo de cada integrante para mostrar a personalidade de cada um separadamente e por fim a exposição desemboca na loja.

Músicas dos Beatles para se inspirar: - Hey Jude (single de 1968) - Yesterday (Help! , de 1965) - All You Need is Love (single de 1967) - Let it Be (single de 1970) - I Want to Hold Your Hand (single de 1963) - Twist and Shout (single de 1963) - Lucy in the Sky With Diamonds (single de 1967)
A exposição irá até 08 de novembro e o ingresso custa R$ 50 reais a inteira e R$ 25 reais a meia entrada válida para Aposentados, Idosos, Estudantes, Professores da rede pública Municipal, Estadual e Federal mediante comprovação. Shopping Eldorado. Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros. De terça a domingo, a partir das 12h.
Comments