top of page

Dia Mundial da Gentileza - Doe Sentimentos

  • Por: Isabela Alves
  • 12 de nov. de 2016
  • 3 min de leitura

Tratar pessoas com respeito faz toda a diferença e pode transformar vidas. Em tempos onde existe tanta intolerância cultural, política, social e religiosa, um simples ato de amor nos torna mais humanos. Por essa razão é importante encorajar ações que visam a construção de um mundo mais amável e justo.

A ideia de criar o Movimento Mundial pela Gentileza surgiu em 1996 em uma conferência em Tóquio. O “Movimentos das Pequenas Gentilezas” reuniu diferentes grupos que propagavam a gentileza em diferentes nações e em 2000 o projeto foi oficializado.

Gentileza representa atenção, compreensão, carinho e deve virar um hábito praticado de várias formas e em diversas situações no nosso dia-a-dia. Ter consideração, afeto e empatia pelo próximo também nos torna mais felizes.

É preciso se doar mais, ajudar o próximo sem esperar algo em troca. Pequenos detalhes como dar um bom dia ou simplesmente sorrir para alguém já pode causar um grande impacto.

Gentileza gera gentileza e acreditando no grande poder de transformação que ela causa, o Culturistando entrevistou Renata Stort e Carlos Alberto do projeto social “Doe Sentimentos”. Confira aí:

- Como surgiu à instituição Doe Sentimentos?

A ação Doe Sentimentos começou a surgir em 2012 durante uma viagem da Renata Stort, quando ela viu o movimento de abraços grátis e a partir desse movimento ela começou a pensar em expressar essa empatia, gentileza e todos esses bons sentimentos para outras pessoas.

Isso a motivou e estimulou para fazer algo que fosse tão simples e universal, e ao mesmo tempo profundo. A partir disso, essa ação começou a surgir, até de fato se tornar o que todos conhecem hoje.

- Qual é o objetivo da instituição?

A principal missão do Doe Sentimentos é estimular conexões entre as pessoas. Cientistas comprovam que somos empáticos com tudo que nos cerca quando pequenos. Só que quando crescemos, parece que, essa empatia vai diminuindo, vai sendo tomada pela pressão do dia a dia. E é justamente por isso que o Doe Sentimentos é tão importante.

Nós mobilizamos pessoas que não se conhecem em prol de um objetivo em comum: a gentileza. E essas pessoas, que antes não se conheciam, criam lanços com outras pessoas que são impactadas com a ação nos pontos de doação: Sejam semáforos, praças e etc. A dinâmica é super simples, mas extremamente simbólica.

Ao doar sentimentos, resgatamos o sentimento que somos todos iguais e que estamos todos juntos, passando por alegrias e dificuldades, mas estamos todos nessa. Ao doar, sinto que depositamos um pouco de esperança em todos que participam.

- Qual é a importância da instituição, especialmente para o nosso país?

Acredito que somos bem pés no chão em dizer que a importância do Doe Sentimentos é a mesma de qualquer trabalho social. Assim como qualquer voluntário, fazemos o que fazemos por amor e porque acreditamos nesse propósito.

A ação não nos torna diferentes ou especiais, por isso. Mas, em defesa da gentileza, eu diria que é importante porque a ação nos traz reflexão. A ação ajuda que enxerguemos as pessoas com os olhos do coração. E isso é tão necessário em qualquer lugar. Seja no Brasil ou no mundo.

- Aonde a instituição está localizada? Ela está espalhada pelo Brasil?

O Doe Sentimentos não tem endereço. O Doe Sentimentos mora no coração de cada pessoa que acredita na gentileza, de quem já participou da ação ou de quem já foi impactado com o coração que recebeu das mãos de algum doador. Temos doadores espalhados por diversos estados do país.

- Como podemos participar do projeto?

Pelas redes sociais. A mobilização acontece toda no facebook.com/DoeSentimentos/. Além disso, recentemente, também disponibilizamos na nossa página um guia de instruções e o material visual que utilizamos nas ações que já fizemos. Disponibilizamos tudo isso para que o ato de doar sentimentos não se limite as datas comemorativas referentes à gentileza. Queremos que as pessoas se organizem, criem laços e espalhem gentilezas durante o ano todo. Independente até mesmo da nossa organização. Não acreditamos em hierarquias e por isso, qualquer um pode e deve ser um doador de sentimentos.

Participe dessa corrente do bem, faça a diferença e pratique a gentileza todos os dias!

 
 
 

Comments


Culturistando
Tags
Fale com Culturistando
  • YouTube Social  Icon
  • emaill
bottom of page