top of page

Gaudí, Barcelona 1990


Amplamente reconhecido e admirado mundialmente, o arquiteto catalão Gaudí criava obras únicas com grande beleza, simbolismos e riqueza em detalhes. Seus trabalhos se encontram em grande maioria na cidade de Barcelona e neles estão expressos sua grande paixão pela religiosidade e a natureza.

Os curadores Raimon Ramis e Pepe Serra Villalba, trouxeram trabalhos oriundos do Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu do Templo Expiatório da Sagrada Família, da Fundação Catalunya-La Pedrera e assim se formou Gaudí: Barcelona, 1900 que reúne 46 maquetes, quatro delas em escalas monumentais.

A exposição deixa de lado o Gaudí dos cartões postais e mostra que o artista revolucionou os conceitos da arquitetura no século XX, quando Barcelona adotava as mudanças impulsionadas pela Revolução Industrial.

Por meio de modelos tridimensionais podemos entender o processo de construção da arquitetura e técnicas usadas. Além disso, também é possível ver 25 peças que mostram o design de móveis e objetos, como maçanetas, cadeiras e esculturas criadas pelo mestre catalão.

Um dos grandes destaques é a reprodução do Templo Expiatório da Sagrada Família, um extraordinário projeto que Gaudí trabalhou durante toda a vida. Considerada como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã, a construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola, porém tem previsão de ser acabada em 2026 no centenário da morte do artesão.

Completam a mostra cerca de 40 trabalhos de outros artistas e artesãos que compunham a avançada cena de Barcelona nos anos 1900. Entre os artistas contemporâneos destaca-se os pintores Ramón Casas e Santiago Rusiñol, e ensembliers como Gaspar Homar ou Joan Busquets, que decoraram e mobiliaram as casas da burguesia catalã do período.

A exposição irá até 5 de fevereiro e os ingressos custam R$ 12 (interia) e R$ 6 (meia-entrada) Às terças a entrada é gratuita mediante retirada de senhas na bilheteria do instituto. A mostra fica aberta ao público de terça a domingo, das 11h às 20h. Instituto Tomie Ohtake - Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros.

Para mais informações, acesse: http://www.institutotomieohtake.org.br/

Culturistando
Tags
Nenhum tag.
Fale com Culturistando
  • YouTube Social  Icon
  • emaill
bottom of page