Quem quer dinheiro?! Conheça a história do dono do jargão mais cobiçado do Brasil
- Por: Sarah Américo
- 15 de fev. de 2017
- 3 min de leitura

Boa parte das pessoas devem olha e achar que foi fácil, que da noite para o dia esse senhor tornou-se rico ou que era herança de família e ele não precisou batalhar. Mas todas essas conspirações são falsas, e a verdade vocês vão ler agora.
Um exemplo a ser seguido, Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos, usou toda a sua inteligencia para ser quem é hoje. Nascido no dia 12 de dezembro de 1930 no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, ele começou a trabalhar aos 14 anos. Filho de imigrantes, Silvio viu a loja da família falir devido a dívidas geradas por seu pai, então, para ajudar em casa, começou a trabalhar como camelô nas ruas cariocas.

Por ser descontraído e usar bem as palavras, o jovem menino chamava atenção, e foi por esse motivo que um diretor de fiscalização da prefeitura do Rio o levou até uma rádio onde ele passou no teste para ser locutor, tendo o seu primeiro contato com o meio artístico. Como o salário não era bom, ele abandonou e voltou para as ruas.
Quando tinha 18 anos, aos domingos, dia em que tinha folga do exército, ele realizava de graça locução para uma rádio do Rio de Janeiro, e algum tempo depois estava na rádio de Niterói, mas dessa vez recebendo. Pensando em deixar a volta para casa de barca mais animada, pediu demissão do emprego e investiu em equipamentos que pudessem transmitir música durante o percurso.
E não parou por aí, ele aprimorou mais um pouco a sua invenção e criou um bar e bingo na barca que ia para Paquetá, ali Silvio já tornava-se um animador. Um dia, o diretor da Antártica o convidou para vir á São Paulo. Já na capital paulista encontrou um velho amigo em um bar que o informou que uma rádio estava realizando testes de locução, ele se inscreveu e passou.

Mesmo com emprego, Silvio continuou apostando em novas medida para ganhar dinheiro, foi então que em 1954 criou a revista "Brincadeiras para Você". Além de locutor e inovador ele também fazia apresentações em circos, ficando conhecido como "Peru que fala". E não ficou só por isso, em 1961 deu inicio a sua carreira na televisão, apresentando o programa "Vamos Brincar de Forca" na TV Paulista (Globo).
Devido ao grande sucesso, Silvio compro as duas primeiras horas da programação de domingo, nascendo o Programa Silvio Santos. Já em 1973 ele tentou adquirir pela primeira vez a concessão de um canal de televisão, mas não obteve aprovação. Só dois anos depois que ele conseguiu a licença, dando origem ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Mas só em 25 de março de 1981 que a emissora nasceu oficialmente.

Batalhador, Silvio nunca desistiu de seus sonhos e sempre aproveitou as oportunidades que teve. Por esse motivo, e muitos outros, que o MIS, museu da imagem e do som, localizado em São Paulo, traz uma exposição dedicada a esse homem que nos da um exemplo de vida e dedicação.
Além de poder conhecer mais sobre a trajetória, podem se divertir com as tradicionais brincadeiras que marcam a emissora e o Silvio Santos. A visitação acontece de terça a sexta das 11h ás 20h, de sábado das 10h ás 21h, e de domingo e feriado das 10h ás 19h. A exposição fica até o dia 12 de Março, sendo que de terça a entrada é franca, e o resto dos dias: inteira R$ 12,00 e meia R$ 6,00.

A exposição "Silvio Santos Vem Aí!" está localizada no MIS - Museu da Imagem e do Som na Av. Europa, 158 - Jardim Europa
Para mais informações acesse: http://www.mis-sp.org.br/
Commenti