Ensaio: Represa Billings
- Por: Isabela Alves
- 23 de jul. de 2017
- 1 min de leitura
Por causa da grande poluição, a represa Billings é um manancial em risco
A represa Billigins é um dos maiores e mais importantes reservatórios de água localizado na Região Metropolitana de São Paulo. Inaugurada em 1925 e com capacidade para abastecer 250 mil habitantes, a represa passa por constantes problemas com a grande poluição e mesmo com R$ 750 milhões de reais destinados para recuperação do manancial pelo Governo do Estado, o processo de despoluição ainda está longe de acabar.
Esse não é o único caso de manancial em perigo no Brasil. Isso ocorreu devido à grande e desorganizada expansão das cidades e por conta dela, diversos rios foram prejudicados. Por essa razão é necessário encontrar modos de recuperar esse recurso natural que é uma das mais preciosas fontes de vida.
Por meio das imagens podemos contemplar um problema social que se tornou comum, apesar dos grandes impactos que podem causar para a nossa e futuras gerações. O lixo que está dentro e ao redor da represa acabam se tornando um corpo único e o mais triste dessa dura realidade, é que este transtorno está sendo ignorado ou não é visto com a grande importância que merece.
Esse ensaio fotográfico tem como objetivo fazer uma denúncia e tentar relembrar o conceito de que cuidar da natureza, é cuidar da vida humana. Como diria o líder indiano Mahatma Gandhi, “O que estamos fazendo para as florestas do mundo é apenas um reflexo do que estamos fazendo a nós mesmos e uns aos outros”.







留言